Incontinência Urinária

O que é Incontinência Urinária? Tem tratamento?

Olá queridas!

 

Já falei algumas vezes aqui no blog sobre Incontinência Urinária (e acredito que muitas já tenham visto meus vídeos e matérias de entrevistas sobre o tema).

Mas se você ainda tem dúvida sobre o assunto (ou se chegou agora por aqui), vamos explicar mais um pouco sobre isso.

 

Afinal, o que é Incontinência Urinária?

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, que pode ocorrer em diferentes momentos: como na tosse, espirro, em alguma atividade física, por estar grávida ou até mesmo pela simples vontade de urinar.

É uma condição que torna-se um inconveniente, tanto no aspecto social quanto higiênico.

Muitos não falam no assunto por acharem que seja algo natural do envelhecimento da mulher, que não existe tratamento, e acabam procurando auxílio apenas quando a incontinência já se encontra em grau avançado.

A incontinência urinária pode aparecer em qualquer idade, mas a incidência na mulher aumenta com a idade, atingindo 25% após a menopausa.

Pessoas que sofrem desse distúrbio podem apresentar também repercussões emocionais, como a perda da autoestima, isolamento social e o constrangimento, além de alterações sexuais.

 

Hum, e você sabe quais são os tipos de incontinência? Vamos então listar a seguir:

Incontinência Urinária de Esforço: é a perda involuntária de urina quando pratica atividades esportivas, carrega peso, ao rir, espirrar ou tossir. É o tipo mais comum de incontinência;

Incontinência Urinária de Urgência: é a perda involuntária de urina associada à urgência (desejo súbito, repentino e urgente de urinar, que é difícil de adiar). A urgência surge frequentemente associada a gestos simples do dia-a-dia, como por exemplo: lavar a louça/roupa, tomar banho ou a introdução da chave na porta ao chegar a casa, e pode ser agravada pelo consumo excessivo de café, chá, álcool e frutas ácidas (apesar de poder ser provocada também por causas neurológicas). É uma das formas de apresentação da Síndrome da Bexiga Hiperativa;

Incontinência Urinária Mista: Perda involuntária de urina associada a combinação dos dois tipos de incontinência citadas acima (urgência e também ao esforço, ao rir, tossir ou espirrar);

Bexiga Hiperativa: caracteriza-se por urgência (uma vontade forte e inadiável de urinar), com ou sem incontinência urinária, geralmente associada à polaciúria (aumento do número de micções diárias) e a noctúria (aumento do número de micções noturnas);

Incontinência coital: é a perda involuntária de urina durante o ato sexual, que pode acontecer com a penetração do pênis ou ao orgasmo;

Incontinência por transbordamento: ocorre quando a bexiga fica tão cheia que chega a transbordar. Pode ser causada pelo enfraquecimento do músculo da bexiga ou pela obstrução à saída de urina.

 

Depois de explicado quais os tipos, acredito que venha a pergunta mais importante…  a Incontinência Urinária tem tratamento?

Sim!!!

Os tratamentos podem ser realizados de 3 maneiras, tanto individualmente como em conjunto:

Medicamentos: que ajudarão no funcionamento adequado da bexiga;

Cirurgia: que trará uma melhor sustentação da uretra;

Fisioterapia Uroginecológica / Pélvica: que atuará através de exercícios para fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico e melhora do enchimento e esvaziamento da bexiga (prometo que falo mais sobre o tratamento da fisioterapia em um post futuro).

 

Bom, se depois de ler tudo isso você se identificou com alguns desses sintomas, o mais adequado é procurar o médico urologista ou ginecologista, e uma Fisioterapeuta Uroginecológica/Pélvica para fazer uma avaliação!

Esses profissionais irão te orientar com relação a qual tipo de tratamento será o mais adequado para o seu caso 😉

E lembre-se, perder urina não é normal!

bjs 😘

 

 

Agendamento de consultas ou dúvidas? Entre em contato conosco:

Corpore & Mente

Tel: (11) 2495-7254 / 96340-0948

e-mail: liviafrulani@corporemente.com

 

Ah, não deixe de se inscrever no Blog, assim você receberá notificação de novos posts por e-mail! E ajude outras mulheres compartilhando nossos textos nas redes sociais!

 

#AssoalhoPelvico #Perineo #IncontinenciaUrinaria #IncontinenciaUrinariaDeEsforço #BexigaHiperativa #Urgência #IncontinenciaCoital #UrinaryIncontinence #PerderXixi #PerderXixiNaoENormal#Tosse #Espirro #Risada #Urina #Xixi #Tratamento #Vagina #Exercicio #FisioterapiaUroginecologica #FisioterapiaPelvica #LiviaFrulani

Anúncios

2 comentários em “O que é Incontinência Urinária? Tem tratamento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s