Gestante

Fisioterapia Obstétrica: como a fisioterapia pode ajudar durante a gestação?

Olá queridas,

 

Já faz um tempo que quero vir aqui falar com vocês sobre Fisioterapia na Gestação!

Bom, como já comentei em outro post, durante a gestação o corpo da mulher passa por uma série de mudanças que vão muito além das transformações corporais.

Nesse período, há uma grande readaptação corporal, uma vez que o útero aumenta cerca de vinte vezes, pressionando os demais órgãos que estão ao seu redor e fazendo com que o assoalho pélvico seja submetido a uma pressão muito maior do que o normal.

E o que pode ser feito para que essas mudanças do período gestacional impactem o mínimo possível a qualidade de vida da mulher?

Antes de mais nada, uma alimentação adequada é a chave para um aumento de peso gradativo e saudável ao longo dos meses, além de uma hidratação adequada (principalmente no período de verão), noites de sono bem dormidas, seguir uma rotina diária mais tranquila, e realizar exercícios físicos para melhorar o fortalecimento muscular e ajudar a manter uma boa postura.

Exercícios físicos que envolvam um treinamento muscular global (podemos incluir aí o Pilates) com um profissional capacitado para atendimento de gestantes, tem um papel fundamental na qualidade de vida e também na preparação para o parto (principalmente se ele for normal/natural). É importante salientar que para iniciar qualquer tipo de exercício, a gestante deve ter autorização do obstetra. Se ela for sedentária, é recomendado aguardar completar doze semanas gestacionais.

Outra forma de se manter uma boa qualidade de vida no período pré-natal é a realização de Fisioterapia Uroginecológica / Pélvica / Obstétrica, que tem sido cada vez mais indicada e procurada para ajudar a minimizar os desconfortos posturais e musculares decorrentes desse período.

O fisioterapeuta pode realizar com a paciente exercícios de fortalecimento e relaxamento específicos da pelve e da musculatura do assoalho pélvico (MAP), e outros exercícios de respiração, que diminuem as dores lombares e pélvicas, previnem e tratam a diástase abdominal, diminuem o inchaço, e aumentam a sensação de bem estar da gestante.

E já que falamos em MAP, quando eles estão bem fortalecidos, oferecem um apoio maior ao útero, reduzindo a pressão sobre a bexiga, prevenindo e tratando a incontinência urinária pré e pós-parto (que é bastante comum nesse período), e melhorando as dores lombares. Além disso, permite uma recuperação maior e muito mais rápida após o parto, bem como ajuda a prevenir as lacerações da parede vaginal que podem ocorrer no parto normal/natural.

O trabalho da Fisioterapia deve ser feita por um profissional especializado, e somente após uma avaliação local e específica dos MAP é que o fisioterapeuta indicará o tipo e quantidade de exercícios perineais necessários para cada mulher, com o objetivo de melhorar a consciência desses músculos, coordenação, força e relaxamento.

A Fisioterapia pode ajudar muito a gestante nesse período lindo e cheio de transformações!

*Ainda vou fazer outros posts mais específicos sobre a fisioterapia na gestação, ok?

 

bjs 😘

 

 

 

Agendamento de consultas ou dúvidas? Entre em contato conosco:

Corpore & Mente

Tel: (11) 2495-7254 / 96340-0948

e-mail: liviafrulani@corporemente.com

 

Ah, não deixe de se inscrever no Blog, assim você receberá notificação de novos posts por e-mail! E ajude outras mulheres compartilhando nossos textos nas redes sociais!

 

#AssoalhoPelvico #Perineo #Pelve #Vagina #Gestante #Gestação #Gravida #Obstetrícia #Lombalgia #DrenagemLinfática #Tratamento #Exercicio #IncontinenciaUrinaria #Xixi #Urina #DorLombar #Exercicio #Pilates #PilatesClinico #PilatesNaGestação #FisioterapiaUroginecologica #FisioterapiaPelvica #FisioterapiaObstétrica #LiviaFrulani #Corporemente

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s